Como escolher as melhores empresas para gestão de alojamento local

Como manter a segurança do seu alojamento
Como manter a segurança do seu alojamento
23 Outubro, 2017
https://wordpress.org/plugins/yoast-seo-search-index-purge/
Home Staging: Saiba como atrair hóspedes
12 Junho, 2018

Existem cada vez mais empresas que fazem por si a gestão de alojamento local. Contudo, se está a ponderar contratar este serviço, escolher a melhor pode não ser uma tarefa assim tão simples como parece à primeira vista.

Mas hoje iremos explicar-lhe o que é uma empresa de gestão de alojamento local, como é que funciona, quais os serviços que são (ou podem ser) prestados e quais as vantagens da contratação das mesmas.

Veja tudo de seguida, de forma a que fique munido da informação necessária para realizar a melhor escolha.

O que é uma empresa de gestão de alojamento local?

De forma simples é uma empresa contratada que realiza toda a gestão do seu alojamento local, de forma a que você não tenha de se preocupar com o check in, realização de reservas, limpezas, entre outras tarefas inerentes à gestão e manutenção de um arrendamento de curta duração.

Muitos arrendatários optam por esta alternativa pois acaba por tornar toda a gestão num processo muito mais simples, já que existem algumas empresas que tratam de todo o processo.

Quais os serviços que pode solicitar a uma empresa de gestão de alojamento local?

Pois bem, a verdade é que os serviços que pode solicitar dependem de diversos fatores, nomeadamente do que é que você precisa e do que a empresa tem para lhe oferecer.

Contudo, existem diversos serviços que praticamente todas as empresas de gestão de alojamento local têm à sua disposição. Os mesmos são os seguintes:

1 – Gestão de reservas

A gestão de reserva inclui que a empresa trate de todo o processo de reservas e fale diretamente com os clientes em tempo real.

Desta forma, é garantido que o calendário de reservas está sempre atualizado, garantindo uma taxa de ocupação elevada, e consequentemente uma maior rentabilidade.

2 – Check in

O check in pode ser uma valente dor de cabeça para os arrendatários, contudo, com a contratação de uma empresa que faça isso por si, o seu trabalho vai ser bastante mais facilitado.

É importante que tenham em conta que este é um dos momentos cruciais para os hóspedes, já que irá marcar toda a sua estadia. Logo, a simpatia e qualidade de atendimento são essenciais (já para não falar da necessidade de falar diversas línguas).

Além de tudo, as empresas ao realizarem o check in, também apresentam o seu alojamento local aos hóspedes e esclarecem todas as dúvidas que possam eventualmente surgir.

3 – Check Out

Outro dos serviços que está normalmente incluído neste tipo de gestão é o check out. Neste caso, o que é feito é a recolha das chaves, análise de todo o apartamento que foi arrendado, e posteriormente é enviado um relatório para si que relata tudo o que é essencial sobre a estadia dos hóspedes.

4 – Limpeza e manutenção

A limpeza e a manutenção são fatores essenciais em qualquer alojamento. Por isso, se o seu alojamento local dispõe de diversos quartos, sabemos que nem sempre é simples limpar tudo e ver se está tudo nos conformes antes da chegada dos hóspedes seguintes.

Neste ponto, uma ajuda pode ser sempre bem-vinda.

5 – Suporte 24h

Todas as empresas de gestão de alojamento local têm ao seu dispor um serviço de suporte que normalmente funciona 24h por dia, 7 dias por semana.

Esta questão é especialmente importante no caso de ter algum hóspede que precisa de transfer ou que vai chegar fora de horas e precisa de algum apoio adicional.

Com este serviço, os hóspedes podem sempre contactar para qualquer esclarecimento adicional que necessitem.

Estes são os serviços que por norma todas as empresas de gestão de alojamento local têm ao seu dispor e que pode contratar e forma individual ou conjunta.

Salientamos, que por norma, estas empresas têm pacotes (com valores diversos) que pode escolher e que têm um determinado número de serviços adicionais.

Que outros serviços podem ser contratados?

Pois bem, relativamente aos serviços adicionais, os mesmos vão depender da empresa que contratar para a realização da gestão do seu alojamento local. No entanto, algumas das ofertas existentes são:

  • Criação de pacotes de boas vindas;
  • Criação de pacotes de casa de banho;
  • Serviço de lavandaria;
  • Criação e gestão de anúncios para aumentar a taxa de ocupação;
  • Realização de sessão fotográfica da propriedade;
  • Realização da comunicação com o SEF;
  • Consultoria e decoração.

Estes são alguns dos serviços adicionais que pode contratar a uma empresa, de forma a que os seus hóspedes se sintam bem durante a sua estadia (o que é essencial para que depois possam dar uma boa cotação ao alojamento – ajudando a aumentar a taxa de reserva).

Quais as vantagens e desvantagens da contratação de uma empresa de gestão de alojamento local?

Existem diversas vantagens associadas à contratação deste tipo de apoio que para muitos arrendatários acaba por ser uma forma de saberem que tudo está controlado sem que tenham de estar constantemente preocupados.

No entanto, salientamos as principais vantagens:

  • Contacto com os hóspedes realizado por profissionais;
  • Simplificação de todo o processo de gestão;
  • Não precisa de estar constantemente preocupado com os serviços a prestar;
  • Elevada relação custo vs. benefício;
  • Aumento da rentabilização do seu alojamento local;

Contudo, nem tudo é vantajoso, e existem algumas (poucas) desvantagens na contratação deste tipo de serviços. As principais são as seguintes:

  • Os pacotes mais completos têm custos bastante superiores;
  • É preciso ter atenção à contratação, pois existem algumas empresas que não são muito experientes neste tipo de serviços.

Quais os custos associados à contratação de uma empresa de gestão de alojamento local?

Pois bem, como é óbvio não lhe podemos dizer que os custos são iguais para todas as empresas que prestam este tipo de serviços.

No entanto, os mesmos variam de acordo com o tipo de pacote que escolher.

Por exemplo, se optar por um pacote que inclua apenas os serviços de boas vindas (a realização total do check in) os valores rondam os 18/20€ por quarto alugado.

Contudo, se optar por um pacote que inclua todos os serviços (nomeadamente a gestão de anúncios, limpeza, check out…) os valores podem rondar entre os 25/35% do valor da estadia.

É importante que antes de optar por qualquer empresa de gestão de alojamento faça uma pesquisa e analise as diferentes ofertas que existem atualmente em vigor, pois apenas dessa forma tem a certeza de estar a escolher um serviço de qualidade e aos melhores preços.

5 Comments

  1. claudia miranda diz:

    Boa tarde,

    Somos uma empresa de mediação que esta a pensar iniciar os gerenciamento de alojamento local para proprietários que não tenham interesse em serem eles próprios a prestar esse serviço!
    A nossa questão é onde deveremos anunciar

    Com os melhores cumprimentos

    Claudia Miranda

  2. Simone costa diz:

    Bom dia , tenho uma Empresa de Limpeza Unipessoal Lda, gostaria de oferecer os meus serviços. Tenho boas referências e estou com disponibilidade com horários flexíveis .

  3. Mário Henrique de Castro Ferreira Martins diz:

    Na área de Guimarães, há alguma empresa recomendada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.